top of page
Buscar

Desvendando a autossabotagem: Supere os obstáculos internos para alcançar seu verdadeiro potencial

Você já sentiu aquele frio na barriga ao perseguir um sonho aparentemente grandioso? Aquela mistura de emoção e medo que sussurra: 'Isso é grande demais, você não vai conseguir'? Se sim, você não está sozinha.


Muitas mulheres empreendedoras experimentam esse sentimento enquanto buscam seus objetivos mais ambiciosos. Mas o que diferencia aquelas que alcançam o sucesso daquelas que ficam estagnadas no caminho?


Neste artigo, vamos explorar uma poderosa força que pode estar segurando você e muitas outras empreendedoras: a autossabotagem. Vamos descobrir como identificar e superar os Sabotadores internos que impedem o pleno florescimento do seu potencial.


Está curiosa para saber mais sobre os Sabotadores? Então fique comigo até o final deste artigo.


Afinal, quais são os padrões de autossabotagem mais comuns?


Existem 10 tipos de Sabotadores. Eles são universais e afetam a todos, homens e mulheres. Inclusive as pessoas de sucesso e de alta performance que você tanto admira também tem dentro de si esses 10 padrões mentais de autossabotagem. No entanto, existem duas diferenças significativas entre as pessoas quando o assunto é autossabotagem: 1) a quantidade de tempo que cada pessoa passa no modo de autossabotagem x modo de alta performance e 2) quais sabotadores estão mais fortes e ativos na mente de cada pessoa. 


O principal Sabotador que todos nós temos é o Crítico. Ele age como um Juiz atroz e cruel que obriga você a constantemente encontrar falhas em si mesma, nos outros ou em suas condições e circunstâncias. A maioria dos sentimentos como ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha, culpa é alimentado pelo Sabotador Crítico.


A mentira que ele conta para você é que, ao ser duro com você, você está se empurrando para alcançar seu potencial. A verdade é que você não precisa desse empurrão negativo e iria muito mais longe sem o peso das pedras na mochila ou o pé latejante que a constante insistência do Crítico produz.



É assim que o Sabotador Crítico atua na nossa cabeça. Como um juiz implacável que alimenta nossos padrões de autossabotagem.


A grande questão é que o Crítico é o Sabotador principal, porém não é o único. Além dele, existem 9 Sabotadores cúmplices. Você pode entender os Sabotadores cúmplices como idiomas que o Crítico usa para se comunicar com você e conseguir te tirar do meu modo de alta performance. E é aqui que começa o processo de diferenciação dos padrões de autossabotagem entre as pessoas.


Conhecendo os Sabotadores cúmplices


O Sabotador Insistente, por exemplo, faz com que você tenha a necessidade de perfeição, ordem e organização levada longe demais. Isso deixa você e outras pessoas ao seu redor ansiosas e tensas. “Nada está bom para você! É impossível te agradar! Você acha defeito em tudo!” São frases que as pessoas com grande influência do Sabotador Insistente costumam ouvir.


A busca constante e exagerada pela perfeição causa, não apenas lentidão nos processos como também impede que algumas ideias e projetos sejam tirados do papel. Dentro das relações, causa brigas constantes, pois pessoas com o Sabotador Insistente agem de forma excessivamente crítica com os outros, além de serem bastante sensíveis a críticas e levar tudo para o pessoal.


O Sabotador Prestativo obriga você a buscar aceitação e afeto ajudando e agradando os outros constantemente. Nessa jornada, você perde de vista suas próprias necessidades, deixando todos irem na sua frente e perdendo muito tempo tentando obter a aprovação e a boa vontade de todos. Isso faz com que você sacrifique seu próprio progresso e depois fique ressentido com isso.


O Sabotador Hiperrealizador torna você dependente de desempenho e conquistas constantes para ter respeito próprio e autovalidação. Mantém você focada principalmente no sucesso externo, e não nos critérios internos de felicidade. Com o Hiperrealizador, você pode chegar ao topo, mas existem dois pontos de alerta.


Primeiro, você experimenta pouca paz ou alegria, sacrifica sua saúde e desfruta de poucos relacionamentos íntimos com outras pessoas no caminho. E segundo, com o Sabotador Hiperrealizador você permite apenas uma breve celebração das conquistas antes de se sentir vazia, precisando provar o seu valor novamente. Isso pode até levar você ao seu potencial de sucesso, mas vai fazer com que você perca completamente o potencial de felicidade.


O Sabotador Vítima quer que você se sinta emotiva e temperamental como forma de ganhar atenção e carinho. Isso resulta em um foco extremo nos sentimentos internos, particularmente nos dolorosos ou melancólicos. Em seu caminho, você desperdiça uma energia enorme e fica frequentemente exausta no processo. E pode provocar também o afastamento de outras pessoas à medida que elas se cansem da dinâmica do Sabotador Vítima. 


O Sabotador Hiperracional envolve um foco intenso e exclusivo no processamento racional de tudo, inclusive dos relacionamentos. Isso faz com que você fique impaciente com as emoções das pessoas e considere as emoções indignas de seu tempo e atenção. Isso, combinado com um toque de arrogância intelectual, mantém seus relacionamentos com os outros superficiais e potencialmente tensos. Não é uma boa receita para ir longe quando você precisa de outras pessoas.


O Sabotador Hipervigilante faz você sentir uma ansiedade intensa e contínua em relação a todos os perigos que a cercam e ao que pode dar errado. E se eu trocar de emprego e a empresa passar por um processo de reestruturação e eu for demitida por ter pouco tempo de casa? E se eu começar a empreender e não conseguir vender? E se eu fizer minha inscrição naquele evento de networking e, justo no dia, cair uma chuva torrencial e eu ficar presa no meio da rua? São sempre cenários muito pessimistas e, por vezes, pouco provável que aconteçam.



Quando nossos padrões de autossabotagem estão ativados, nossa energia é drenada e experimentamos pouca realização e felicidade.


O Sabotador Inquieto está constantemente em busca de maior excitação na próxima atividade através de uma ocupação perpétua. Não permite que você sinta muita paz ou contentamento com sua atividade atual. Na sua impaciência, faz com que você faça inúmeros desvios do seu caminho principal, sempre em busca de maior emoção ou do prazer de começar algo novo.


O Sabotador Controlador funciona com base na necessidade de assumir o controle, controlar situações e submeter as ações das pessoas à sua própria vontade. Ao exagerar, isso causa ressentimento nos outros em seu caminho e também os impede de se desenvolverem, pois muitas vezes são forçados a seguir o seu caminho. Isso significa que você está sozinho e seus pontos cegos e fraquezas podem não ser adequadamente cobertos por outras pessoas ao seu redor quando você precisar delas.


O Sabotador Esquivo concentra-se no positivo e no agradável de forma extrema. Evita tarefas difíceis e desagradáveis, levando você à procrastinação e à evitação de conflitos. É por conta desse padrão de autossabotagem que algumas pessoas costumam dizer sim, mesmo querendo dizer não. Ele também costuma gerar dificuldade de decisão e comprometimento. 


Não desista dos seus sonhos


Às vezes, é fácil nos perdermos na jornada em direção aos nossos sonhos, distraídos pelos obstáculos internos que parecem nos segurar. No entanto, ao reconhecer e confrontar nossos Sabotadores internos, podemos desbloquear um potencial que antes parecia inalcançável.


Como mulheres empreendedoras, enfrentamos desafios únicos, mas também possuímos uma resiliência e determinação incomparáveis. Então, que tal nos comprometermos a enfrentar nossos sabotadores internos de frente?


Vamos nos capacitar para alcançar não apenas o sucesso, mas também a verdadeira felicidade e realização em nossa jornada empreendedora. Se você está pronta para dar esse passo, estou aqui para ajudar.


Vamos juntas desvendar os segredos do seu potencial e trilhar o caminho rumo ao seu sucesso sustentável. Entre em contato comigo para descobrir como podemos trabalhar juntas para superar seus sabotadores e alcançar novos patamares de realização pessoal e profissional. O futuro está esperando por nós, e juntas podemos torná-lo extraordinário!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • alt.text.label.YouTube
  • alt.text.label.Instagram
bottom of page